Esquadrias: como escolher a ideal?
Peça fundamental para qualquer projeto, deve ser escolhida levando-se em consideração diversos aspectos.
As esquadrias são parte muito importante de um projeto, já que ajudam a controlar a luminosidade, a temperatura e a umidade do ambiente. Além de auxiliar na parte estética, elas precisam estar de acordo com as exigências técnicas da obra, seguindo normas de segurança e todos os cuidados necessários para se enquadrarem na proposta.
Para cada ambiente onde o projeto será construído, é preciso um tipo de esquadria em especial, para que esta possa se adequar perfeitamente às suas condições climáticas e ambientais. São muitas as possibilidades e estilos de esquadrias e, por isso, é super importante estar a par destes detalhes e se atentar à escolha dessa peça. Tudo deve ser estudado antes de escolher a esquadria ideal.
Para projetos internos, as esquadrias de madeira são uma opção bastante usada. Elas são queridinhas para interiores por trazer conforto aliado a uma estética agradável, arrojada e aconchegante. O material também é muito eficaz na hora de controlar a temperatura e a passagem de intrusos na esquadria, assim ganhando destaque.
Já para a parte de fora dos ambientes, o alumínio é o material da vez. Por ser resistente e ter alta durabilidade, ele acaba sendo muito escolhido pelos arquitetos para a parte externa, que normalmente exige um acabamento mais forte e duradouro por conta das intempéries.
Os principais pontos a se considerar ao adquirir uma esquadria são:
Região geográfica
É preciso se atentar ao clima e à região onde será feita a obra, conforme a ABNT NBR-6123, para definição de uma esquadria que resista às ações do vento e à incidência da chuva.
Conceito estético
Observando a estética da obra, você poderá escolher o produto com design mais adequado para o que será feito.
Aplicabilidade
É de extrema importância que se escolha o produto de acordo com a necessidade de cada cômodo. Por exemplo, a esquadria com persiana proporciona um aproveitamento da luz natural, pois permite uma abertura maior, quando comparadas às venezianas de correr. Ao mesmo tempo, seu fechamento é mais eficiente, impedindo praticamente toda a entrada de luz externa, além de contribuir com o isolamento acústico e térmico.
Custo Benefício
É importante avaliar a relação investimento x durabilidade e eficiência do produto.
Segurança
Um dos aspectos mais importantes, na escolha da esquadria, é a segurança. Ela precisa garantir um fechamento seguro, impedindo sua abertura indevida de fora para dentro, bem como precisa garantir que não abra de forma acidental de dentro para fora.
No projeto, todas as situações são detalhadas, para que se pense na esquadria e seu modelo: se a segurança deve ser reforçada, se é preciso resistir a altas temperaturas, se será exposta a ruídos externos, dentre outras. É papel do profissional de arquitetura especificar e encontrar os melhores tipos de peça para cada planejamento.
O ideal, ao fim de uma obra, é que as esquadrias cumpram com seu papel de proteção e de qualidade, enquanto ornem com o restante do projeto, tornando-o harmonioso e bonito. Estude muito bem os seus projetos e saiba como escolher cada peça da melhor maneira possível para um resultado excelente!